Siga-nos nas Redes Sociais:

SETEMBRO AMARELO: SECRETARIA DE SAÚDE E SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE PALESTRA SOBRE A IMPORTANCIA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

O Setembro Amarelo é uma campanha do Ministério da Saúde, que tem como proposta trabalhar durante o mês de setembro, a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

São ações realizadas a partir da mobilização de profissionais da saúde, de profissionais de Centro de Referência Social e da população. O Objetivo da campanha é firmar o compromisso com a vida, alertando para as possibilidades da prevenção desse agravo que atinge principalmente adolescentes, adultos jovens e idosos.

A cor amarela foi escolhida para a campanha por seu significado de luz, vida e alegria. Essa é a intenção da ação, “trazer luz”, por meio do conhecimento desse agravo e das reais possibilidades de prevenção tanto para as pessoas que têm sofrimento mental, quanto para suas famílias e comunidades.

Prevenção
O suicídio pode ser prevenido. Sabe-se que o fenômeno do suicídio é complexo, influenciado por vários fatores. O estigma em relação ao tema do suicídio, muitas vezes impede a procura de ajuda. Da mesma forma, sabe-se que falar de forma responsável sobre o fenômeno do suicídio opera muito mais como um fator de prevenção do que como fator de risco, como muitos ainda pensam. Assim, falar do tema sem alarmismo, perguntar à pessoa que está em sofrimento mental ou depressão se ela já pensou em morrer ou em fazer algo para isso, é importante para estabelecer o cuidado rápido e necessário.

É muito importante levar a sério qualquer tentativa de suicídio, pois já se sabe que as tentativas são sinais importantes de risco de morte. O profissional de saúde pode evitar o óbito de uma pessoa fazendo o acolhimento, a escuta do sofrimento e o encaminhamento rápido e protegido à Rede de Atenção à Saúde Mental.

Em alusão à campanha nacional “Setembro Amarelo”, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou no ultimo dia 27 de setembro para a comunidade e servidores uma ação sobre prevenção de suicídio, tendo como palestrantes o Farmacêutico Igor Alexandre Oliveira Santos e o Psicólogo José Paulo Neto de Souza Farias .

Na ocasião foi oferecido aos participantes um lanche.

A Secretária de Saúde Wanessa Fernanda, explicou que alguns problemas de saúde podem levar ao suicídio, como a ansiedade, depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar. O uso de álcool e outras drogas é outro fator desencadeador desse processo. Com base nessas informações, vamos desenvolver um planejamento estratégico anual, integrando as redes de saúde e educação, com foco na prevenção ao suicídio.

Scroll to top
Pular para o conteúdo