Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de Pinhão, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, realizou nesta quinta-feira, 08 de fevereiro, a entrega de 15 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que passam a contar com a ajuda da tecnologia para dinamizar a coleta de dados dos usuários do sistema de saúde do município. A entrega e a capacitação para o uso do equipamento ocorrerão na Clinica de Saúde da Família Jose Marcos Rezende.

A Secretária de Saúde do município, Wanessa Fernanda, destaca que com o uso dos equipamentos haverá mais rapidez no cadastramento das famílias e mais segurança no envio dos dados, uma vez que o aplicativo é linkado com o sistema do banco de dados do Ministério da Saúde, tendo em vista que vai facilitar muito o trabalho deles e vai diminuir significativamente a quantidade de papéis que trabalhávamos. A partir de hoje eles vão fazer tudo através deste aparelho, colocando todas as informações, tudo que era em papel passa a se trabalhar no tablete, o agente de saúde vai até a Secretaria de Saúde e descarrega automaticamente todos os cadastros, explica a Secretária.

“A Saúde não se faz sem informação”, destaca a Secretária Wanessa Fernanda, é exatamente por isso que esse processo de modernização é tão importante e necessário, pois além de qualificar as informações, otimiza o tempo dos agentes, proporcionando mais rendimento profissional. Todo processo de implantação requer adaptação, mas a equipe do Sistema de Informação da Secretaria de Saúde estará à disposição dos agentes para esclarecer qualquer dúvida em relação ao equipamento ou sistema. “Vamos avançar na informatização do sistema, o próximo passo é implantação do prontuário eletrônico nas UBS, para melhor assistência ao nosso povo”, concluiu a gestora da saúde.