Projeto Glaucoma

A Prefeitura de Pinhão, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento em parceria com o Instituto de Olhos de Sergipe (IOSE) realizou na manhã do dia 11 de janeiro mais uma edição do projeto Glaucoma, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde executada em parceria com as prefeituras, através de clínicas credenciadas ao Sistema Asnico de Saúde (SUS).

O atendimento consiste na realização de exames clínicos para a detecção do glaucoma e/ou acompanhamento da doença. Após avaliação médica, quem for diagnosticado com glaucoma recebe gratuitamente o colírio para iniciar o tratamento durante três meses. Após esse período passa por nova avaliação.

Assim como das outras vezes, a ação aconteceu na Clínica de Saúde da Família José Marcos de Rezende, onde inicialmente, os pacientes passaram pela tonometria, que mede a pressão intraocular (PIO); depois pelo exame de fundoscopia, feita pela oftalmologista para saber como está a cavidade do olho; e, por fim, pela paquimetria, que mede a espessura da córnea com exatidão no resultado.

Para garantir a participação da população nesse programa, além de disponibilizar a Clínica de Saúde da Família como local de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde envolveu os agentes comunitários de saúde na mobilização dos pacientes e viabilizou o transporte daqueles que moram nos povoados, afirmou Wanessa Fernanda, Secretária de Saúde.