Siga-nos nas Redes Sociais:

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CONTROLE QUÍMICO PARA O COMBATE À DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Pinhão realizou durante 04 semanas no mês de junho um bloqueio químico contra a dengue na área em que houve 01 caso confirmado de dengue hemorrágica. O bloqueio químico consiste na aplicação localizada de inseticida com bomba-costal motorizada para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A DOENÇA

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus, que pode ser de quatro tipos diferentes. Um mesmo paciente pode adquirir os quatro sorotipos ao longo da vida. Mas, depois de ter um determinado tipo, a pessoa fica imunizada para aquele sorotipo especificamente. O sorotipo 4 não é mais grave que os demais: todos eles provocam a dengue. O sorotipo da doença é detectado em um exame específico, no qual se colhe o material do paciente até o 3º dia após o início dos sintomas.

Os sintomas também são os mesmos. A dengue manifesta sinais que muitas vezes se confundem com outras doenças, como resfriado ou gripe, mas sem coriza. Existe o chamado período de incubação da doença, ou seja, a pessoa não fica doente logo após ser picada. Em geral, começa a sentir os sintomas em 3 a 15 dias. E os sinais variam conforme a gravidade da infecção: se é clássica ou hemorrágica.

A dengue hemorrágica é um quadro grave, que pode ser causada por todos os sorotipos e precisa de atenção médica imediata, pois pode ser fatal. Indivíduos com diabetes, asma e hipertensão têm mais predisposição a apresentar esse quadro mais complicado.

Outro fator que favorece a dengue hemorrágica é quando um indivíduo é infectado mais de uma vez, ou seja, quem já teve a doença corre maior risco de ter o tipo hemorrágico.

 

 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE:

A prevenção é a única arma contra a doença.

Não deixar água parada em pneus fora de uso, caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas, o mesmo vale para qualquer outro tipo de reservatório de água; vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar; garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado); não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada. Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente ao agente de controle de endemias para que as medidas eficazes sejam tomadas.

 

                                                 Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas

Scroll to top
Pular para o conteúdo