A PREFEITURA DE PINHÃO ATRAVÉS DAS SECRETARIAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E OBRAS REALIZA PASSEATA E MULTIRÃO DE LIMPEZA NAS RUAS DA CIDADE.

Com a finalidade de chamar a atenção da comunidade da para a necessidade de ações preventivas e de combate à dengue, as Secretarias de Saúde, Educação, Obras e o Conselho Municipal de Saúde em parceria com os educadores e alunos das Escolas Municipais Jose Lima Feitosa e Escola José Emídio da Costa Filho, do Colégio Estadual Genaro Dantas e do Colégio particular Mundo Encantado, realizaram nesta terça-feira (dia 25/09) uma passeata pelas principais ruas da cidade.

Durante o percurso alunos e funcionários distribuíram panfletos aos moradores e comerciantes.

“É importante despertar a atenção das pessoas para que elas se comprometam a lutar contra a dengue, por isso vamos alertá-las

Participaram da ação cerca de 400 alunos, com a finalidade de divulgar as formas de combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Um dos principais desafios no combate à dengue é vencer a falta de conscientização da população que insiste em jogar lixo nos ruas, deixando os dejetos expostos à chuva e tornando-os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para mudar este quadro, alunos e funcionários, decidiram após a passeata realizar um mutirão para recolher lixo espalhado, como forma incentivadora para a população.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE:

A prevenção é a única arma contra a doença.

Não deixar água parada em pneus fora de uso, caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas, o mesmo vale para qualquer outro tipo de reservatório de água; vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar; garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado); não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada. Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente ao agente de controle de endemias para que as medidas eficazes sejam tomadas.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas