ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O NÚCLEO AMPLIADO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF – REALIZA ATIVIDADES COLETIVAS

Grupo “De bem com o corpo” voltado para mulheres com sobrepeso/obesidade, profissional responsável Nutricionista Josiane Rodrigues.

Grupo “Coluna sem dor” voltado para as pessoas com queixas de dor na coluna, profissional responsável Fisioterapeuta Alana Lalucha.

Atividade coletiva em sala de espera da UBS José Marcos de Rezende, com o tema “Empoderamento feminino”, profissionais responsáveis: Assistente Social Viviane de Oliveira e a Psicóloga Jaqueline Daltro.

Grupo “HiperDia”  voltado para hipertensos e diabéticos, ação de educação em saúde no povoado Assentamento Vaza Barris, profissionais envolvidos Enfermeira Amanda Barreto, Agente de saúde João Rabelo da Unidade de Saúde Dona Caçula, Daiane técnica de enfermagem e a Coordenadora do Nasf Maria Dantas.

O QUE É O NASF?

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob  responsabilidade dessas equipes

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

Responsabilidade dessas equipes

QUAIS OS PROFISSIONAIS COMPOE O NASF DO NO9SSO MUNICIPIO?

01 nutricionista, 01 fisioterapeuta, 01 fonoaudiólogo, 01 psicólogo clinico e 01 assistente Social.

QUAIS OS OBJETIVOS  E DIRETRIZES DO NAF?

• Ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolutividade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica;
  • Instituir a plena integralidade do cuidado físico e mental do usuário do SUS a partir da identificação das demandas de saúde identificadas em parceria com as equipes de saúde da família;
  • O Nasf atuará dentro de algumas diretrizes relativas à APS, a saber: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento da noção de território; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização;
  •  A organização dos processos de trabalho do Nasf, terá sempre como foco o território sob sua responsabilidade, deve ser estruturada priorizando o atendimento compartilhado e interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, gerando experiência para todos os profissionais envolvidos, mediante amplas metodologias, tais como estudo e discussão de casos e situações, projetos terapêuticos, orientações e atendimento conjunto etc.

O NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários. O NASF deve buscar instituir a plena integralidade do cuidado dos usuários por intermédio da qualificação e complementaridade do trabalho com as ESF, a partir do pressuposto de uma clínica ampliada e de forma organizada. Devendo aperfeiçoar o sistema de guias de referência contra-referência, diminuindo acentuadamente os encaminhamentos consecutivos que facilitam a desresponsabilização e a transferência de pacientes que deviam ser preferencialmente cuidados em seu território. O NASF vem de encontro a uma ampliação da clínica dando maior resolubilidade local, fortalecendo a integralidade na busca da autonomia do indivíduo, equilibrando o combate à doença com produção de vida.

FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE REDES DE TRABALHO