Siga-nos nas Redes Sociais:

A SECRETARIA DE SAÚDE E SANEAMENTO REALIZA NESTE MÊS DE NOVEMBRO AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

Neste mês de novembro, estão sendo desenvolvidas em todas as escolas municipais e estadual do município de Pinhão, diversas áreas preventivas e educativas executadas pelas Equipes de Saúde da Família e Equipe de Saúde Bucal, sendo uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde.

O intuito maior deste programa é levar informação em saúde a todos os escolares do nosso município, visto que eles serão os agentes propagadores e nossos colaboradores, levando o que foi passando no ambiente escolar para seus familiares, vizinhos e amigos.

As Equipes de Saúde Bucal, representada por Dra. Josielma Machado de Souza e ASB Vanessa de Carvalho, Dr. Matheus Dantas e ASB Diana Maria Fontes Freitas, com o auxílio dos ACS estão realizando em todas as escolas da zona urbana e rural diversas áreas de promoção e prevenção dentre elas:

  1. Palestras educativas
  2. Escovação supervisionada
  3. Aplicação de flúor
  4. Levantamento epidemiológico
  5. Triagem e monitoramento de pacientes com cárie, gengivite, periodontite e demais lesões da cavidade bucal.

 

As Equipes de Saúde da Família, representadas pelas atuações das Enfermeiras Adenilde e Kalita, Aux. de enfermagem Flávia e Suzy, agentes comunitários de saúde, Vacinadores, e outros colaboradores.

As ações contribuíram para o aprendizado da criança e do adolescente, no tocante aos cuidados com a saúde individual e coletiva.

Foram realizadas:

  1. Palestras sobre alimentação saudável,
  2. DST, atividades e dicas sobre a Dengue,
  3. Atualização de caderneta de vacinação, onde foram ofertadas todas as vacinas disponíveis no calendário nacional de vacinação.

 

Através do PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE), temos uma oportunidade única de estarmos junto dos escolares, ouvindo e esclarecendo suas principais dúvidas em saúde, contamos nesse projeto com a colaboração de todos os funcionários das instituições de ensino (diretores, coordenadores, secretários, professores e pessoal de apoio geral).

Scroll to top
Pular para o conteúdo